icone email dra kate santos drakate@artedalongevidade.com.br icone telefone dra kate santos (47) 3046-8244

Geriatra


Artigos Médicos


Hipertensão arterial no idoso

Em 24 de Mar de 2017 por Kate Adriany da Silva Santos

A hipertensão arterial descontrolada aumenta a prevalência de doenças cardiovasculares no idoso. Comprovou-se que a idade é fator de risco independente para doenças cardiovasculares como a hipertensão arterial e a aterosclerose. Entre as manifestações clínicas das doenças cardiovasculares, estão o infarto agudo do miocárdio, acidentes cerebrovasculares e doença renal crônica. Por isso, o idoso deve tratar a hipertensão arterial com o uso de medicamentos recomendados pelo médico e adotar mudanças no estilo de vida.

A terapia não medicamentosa é o tratamento inicial de escolha para as doenças metabólicas e está principalmente relacionada à mudança do estilo de vida. Essa terapia inclui: controle de peso, atividade física regular que inclua exercícios resistidos e aeróbicos, sendo o ideal 150 minutos de exercício por semana, redução na ingesta de sal, açúcares simples, álcool e gorduras.

As metas terapêuticas do tratamento da hipertensão arterial deve ser individualizada para o idoso, levando-se em consideração as várias peculiaridades dessa população etária, destacando-se a independência, expectativa de vida, suporte social, doenças associadas, número de medicações, interações medicamentosas e a tolerância individual.

Procure o seu geriatra e tire as dúvidas do anti-hipertensivo mais indicado para você e da meta de pressão arterial estipulada para a sua idade. Saiba também sobre as mudanças do estilo de vida que mais ajudam na diminuição da pressão arterial.


Imagem da Dra kate Santos

Autora do Artigo
Kate Adriany da Silva Santos

Geriatra graduada pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é Médica Afiliada do Serviço de Dor e Doenças Osteoarticulares da Disciplina de Geriatria e Gerontologia da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP/EPM e atende em Consultório particular em Balneário Camboriú e Itajaí- SC.




< Voltar para ArtigosIcone da Arte da Longevidade

desenvolvido por: Logo Nova Era Web